O que é o sistema de arrefecimento automotivo
O sistema de arrefecimento tem o papel de controlar a temperatura do motor, fazendo com que ele trabalhe na temperatura certa, a temperatura média que um motor deve trabalhar é aproximadamente 90°C, ou seja, o sistema de arrefecimento resfria o motor quando ele está superaquecido e o deixa esquentar quando está em uma temperatura abaixo do normal.
O que compõe o sistema de arrefecimento do motor:
Ele é composto pelo reservatório, válvula termostática, radiador, ventoinha, bomba d'água, sensor de temperatura e pelas mangueiras de água.
- Reservatório - Ele é responsável por armazenar o líquido de arrefecimento, que irá resfriar o motor, este líquido é composto por 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada.
- Válvula termostática - É ela que controla a saída do líquido de acordo com a temperatura do motor, quando o motor está muito quente, o líquido é liberado para ser resfriado e voltar para o motor.
- Radiador - É por onde é realizada a troca de calor entre o líquido de arrefecimento e o ar.
- Ventoinha - Ela auxilia o radiador a esfriar o líquido de arrefecimento.
- Bomba d'água - O seu papel é fazer com que o líquido circule pelo sistema de arrefecimento.
- Sensor de temperatura - No painel do carro é mostrada a temperatura do motor, essa informação é captada pelo sensor de temperatura.
- Mangueiras de água - São elas que unem todo o sistema, elas conectam todas as partes e é por elas que o líquido circula.
Como funciona o arrefecimento do motor?
O líquido de arrefecimento sai do reservatório [1] e vai em direção ao motor [2], onde há uma troca de calor entre o motor e o líquido, com isso, o líquido esquenta e precisa ser resfriado para continuar a diminuir a temperatura do motor.
A válvula termostática [3] controla a saída do líquido dependendo da temperatura do motor, quando o líquido é liberado do motor, ele e vai para o radiador [4], onde é feita a troca de calor com o ambiente externo com a ajuda da ventoinha [5]. Com o líquido resfriado, ele passa pelo reservatório e volta a fazer o mesmo processo.
Todo esse caminho do líquido é impulsionado pela bomba d'água [6]. No sistema também temos o sensor de temperatura [7], que é quem leva a informação da temperatura para o painel do carro.
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